Pular para o conteúdo
Início > Orações > 11 Salmos para Acalmar o Coração e a Ansiedade

11 Salmos para Acalmar o Coração e a Ansiedade

11 Salmos para acalmar o coração e a ansiedade

Ansiedade é o mal do século.

Muito embora algumas pessoas romantizem a doença, é sempre justo e necessário ressaltar que quem sofre com ela precisa de cuidados e atenção especiais.

Há quem encontre apoio médico, apoio familiar ou até mesmo apoio religioso, como é o caso das pessoas que usam os salmos para acalmar o coração e a ansiedade.

Você já parou para testar essa crença? Seja você religioso ou não, há quem acredite cegamente que a oração é capaz de mover montanhas, afinal, para Deus nada é impossível, não é mesmo?

Neste artigo, você entenderá mais a respeito do uso dos salmos para acalmar a ansiedade e como eles podem ser usados para isso.

Continue a leitura e confira!

O que são os salmos?

De modo geral, os salmos são uma coleção de poemas e cânticos religiosos encontrados no Livro de Salmos, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia.

Eles são considerados uma parte central e significativa da literatura religiosa e espiritual judaica e cristã. Os Salmos abrangem uma variedade de temas, emoções e experiências humanas, incluindo louvor a Deus, adoração, gratidão, arrependimento, súplicas por ajuda, conforto em tempos de dificuldade e expressões de fé.

Além disso, os salmos são usados como ferramentas para a oração pessoal, meditação e reflexão espiritual, proporcionando conforto, direção e inspiração em momentos de alegria ou de dificuldade.

Qual o salmo para tirar angústia do coração?

Existem diversos salmos na bíblia e, a depender da sua fé, todos eles podem ser feitos a fim de tirar a angústia do coração.

No entanto, há um salmo especial, o salmo 42.

O Salmo 42 é indicado para aliviar a angústia do coração.

Ele expressa o desejo profundo por Deus em momentos difíceis e a busca por renovação espiritual.

Meditar sobre suas palavras pode acalmar a angústia e restaurar a paz interior, lembrando que Deus oferece esperança e consolo, mesmo nas situações mais desafiadoras.

Qual é o melhor salmo para ansiedade?

Qual é o melhor salmo para ansiedade?

Em se tratando do salmo para a ansiedade, é justo e necessário ressaltar que não há um “melhor” salmo para tal coisa.

No entanto, o Salmo 23 é frequentemente escolhido como um poderoso conforto e fonte de alívio em momentos de angústia emocional, incluindo a ansiedade.

Vale lembrar que, além do Salmo 23, muitos outros salmos também podem ser fontes de conforto e apoio espiritual em momentos de ansiedade.

A escolha do salmo apropriado pode depender das emoções e das palavras que mais ressoam com a situação pessoal de cada indivíduo.

11 salmos para acalmar o coração e a ansiedade

Agora que você já sabe o que são os salmos e quais são indicados para cada momento, conheça 11 cânticos que podem te ajudar e te amparar nos momentos difíceis e conturbados.

Lembre-se de que a sua fé deve ser o pilar para fazer com que todos esses salmos funcionem e façam bem para o seu interior. Confira a seguir:

Salmo 77 para acalmar o coração e amenizar a cabeça

O Salmo 74 é uma prece que visa confortar o coração em meio à adversidade.

Expressa a súplica a Deus diante das dificuldades e apela pela intervenção divina.

Destaca a lembrança da providência de Deus e Seu papel como refúgio. Meditar sobre essas palavras oferece consolo e fortalece a confiança na proteção divina em tempos difíceis.

Eu elevo minha voz a Deus e clamo; Elevo minha voz a Deus, e ele me ouve. 2 No dia da minha angústia, busco o Senhor; Durante a noite, estendo as minhas mãos sem cessar; Minha alma se recusa a ser consolada. 3 Lembro-me de Deus e me perturbo; Medito, e o meu espírito desfalece. 4 Manténs os meus olhos abertos; Estou tão perturbado que não consigo falar. 5 Considero os dias de outrora, Os anos há muito passados. 6 De noite, lembro-me de minhas músicas; Medito em meu coração, e o meu espírito questiona: 7 “O Senhor rejeitará para sempre? Jamais tornará a ser favorável? 8 A sua bondade chegou ao fim? Sua promessa falhou para todas as gerações? 9 Acaso Deus se esqueceu de ser misericordioso? Ou, na sua ira, restringiu a compaixão?” 10 Então pensei: “Isso é o que me angustia: Mudou-se a destra do Altíssimo?” 11 Recordo-me dos feitos do Senhor; Lembro-me de teus antigos milagres. 12 Medito em todas as tuas obras E considero teus feitos. 13 Teu caminho, ó Deus, é santo. Que deus é tão grande como o nosso Deus? 14 Tu és o Deus que realiza milagres; Manifestas o teu poder entre os povos. 15 Com o teu braço forte, resgataste o teu povo, Os descendentes de Jacó e de José. 16 As águas te viram, ó Deus, As águas te viram e se contorceram; Até os abismos estremeceram. 17 As nuvens despejaram chuvas, Os céus trovejaram; Tuas flechas cintilantes também voaram. 18 O som do teu trovão ecoou pelo céu, Teus relâmpagos iluminaram o mundo; A terra tremeu e estremeceu. 19 Teu caminho passou pelo mar; Tua senda, pelas águas poderosas, Mas os teus passos não foram reconhecidos. 20 Guiaste o teu povo como a um rebanho, Pela mão de Moisés e de Arão.

Salmo para acalmar o coração triste e acalmar a mente

O Salmo 42 é um escolhido para aliviar a tristeza e acalmar a mente em momentos difíceis.

Expressa um profundo anseio por Deus e a busca por esperança. Ao refletir sobre suas palavras, muitas pessoas encontram consolo e serenidade, lembrando-se de confiar em Deus mesmo nas adversidades.

1 Assim como a corça anseia por águas correntes, A minha alma anseia por ti, ó Deus. 2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? 3 As lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, Enquanto me perguntam o tempo todo: “Onde está o teu Deus?” 4 Quando me lembro destas coisas, choro angustiado; Pois eu costumava ir com a multidão, Levando a procissão à casa de Deus, Com cantos de alegria e de ação de graças Entre a multidão que festejava. 5 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus. 6 A minha alma está profundamente triste; Por isso de ti me lembro Desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, Desde o monte Mizar. 7 Abismo chama abismo Ao rugir das tuas cachoeiras; Todas as tuas ondas e vagalhões Passaram por cima de mim. 8 Durante o dia o Senhor concede a sua misericórdia, E de noite o seu cântico está comigo, Uma oração ao Deus da minha vida. 9 Direi a Deus, minha Rocha: “Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, Oprimido pelo inimigo?” 10 Com um golpe mortal em meus ossos, Os meus adversários me insultam, Dizendo-me o tempo todo: “Onde está o teu Deus?” 11 Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; Ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Salmo 41 para acalmar o coração

O Salmo 41 traz conforto e acalma o coração em tempos difíceis, enfatizando a proteção divina diante das adversidades. Expressa a confiança em Deus para superar desafios e agradece pela misericórdia recebida. Ao meditar sobre essas palavras, encontra-se alívio e paz interior.

1 Bem-aventurado é aquele que cuida do pobre; No dia mau o Senhor o livrará. 2 O Senhor o protegerá e o preservará em vida; Ele será abençoado na terra, E não o entregarás à vontade dos seus inimigos. 3 O Senhor o sustentará no leito da doença; Tu o restaurarás completamente da sua enfermidade. 4 Eu disse: “Senhor, tem compaixão de mim; Cura a minha alma, pois pequei contra ti”. 5 Meus inimigos falam mal de mim, dizendo: “Quando ele morrerá e desaparecerá o seu nome?” 6 Se algum deles vem visitar-me, fala falsidades; O seu coração reúne iniquidade; Quando sai, espalha-a. 7 Todos os que me odeiam cochicham entre si a meu respeito; Contra mim imaginam o pior: 8 “Uma praga terrível o atingiu; Ele está de cama, nunca mais se levantará”. 9 Até mesmo o meu amigo mais íntimo, Em quem eu confiava e que comia do meu pão, Levantou contra mim o seu calcanhar. 10 Mas tu, Senhor, tem compaixão de mim e levanta-me, Para que eu possa retribuí-los. 11 Nisto reconheço que te agradaste de mim: Que o meu inimigo não triunfou sobre mim. 12 Quanto a mim, tu me sustentas na minha integridade E me colocas diante da tua face para sempre. 13 Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, De eternidade a eternidade! Amém e amém.

Salmo 28: oração perfeita para acalmar a alma e o coração

O Salmo 28 é uma prece que busca conforto e tranquilidade para a alma e o coração em meio às dificuldades. Expressa a confiança em Deus como fonte de força e proteção. Quando se medita sobre essas palavras, encontra-se alívio emocional e serenidade interior.

1 A ti clamo, Senhor, minha Rocha; Não fiques indiferente para comigo. Se permaneceres calado, Serei igual aos que descem à cova. 2 Ouve a minha súplica quando clamo a ti Por socorro, quando ergo as mãos Para o teu santuário. 3 Não me arrastes com os ímpios, Com aqueles que praticam a iniquidade, Que falam de paz ao seu próximo, Mas têm malícia no coração. 4 Dá-lhes conforme as suas obras E segundo a malícia de seus atos. Retribui-lhes conforme o trabalho de suas mãos; Dá-lhes o que merecem. 5 Porque não consideram as obras do Senhor, Nem a obra das suas mãos, Ele os derrubará e não os reedificará. 6 Bendito seja o Senhor, Pois ouviu as minhas súplicas. 7 O Senhor é a minha força e o meu escudo; Nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, E com o meu cântico lhe darei graças. 8 O Senhor é a força do seu povo, A fortaleza que salva o seu ungido. 9 Salva o teu povo e abençoa a tua herança; Cuida deles como o seu pastor E conduze-os para sempre.

Salmo 22 para Acalmar o Coração e aliviar a angústia

O Salmo 22 é uma escolha para acalmar o coração e aliviar a angústia.

1 Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? 2 Meu Deus, eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio. 3 No entanto, tu és o Santo, entronizado entre os louvores de Israel. 4 Em ti os nossos antepassados confiaram; confiaram, e os livraste. 5 A ti clamaram e foram libertos; em ti confiaram e não foram decepcionados. 6 Mas eu sou verme, e não homem, opróbrio dos homens e desprezado pelo povo. 7 Todos os que me veem zombam de mim; arreganham os lábios e balançam a cabeça, dizendo: 8 “Confiou no Senhor? Que o Senhor o livre! Que o Senhor o salve, uma vez que lhe quer bem!” 9 Contudo, tu mesmo me tiraste do ventre; deste-me segurança junto ao seio de minha mãe. 10 Desde o meu nascimento fui entregue a ti; desde o ventre de minha mãe, tu és o meu Deus. 11 Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto, e não há ninguém que me ajude. 12 Muitos touros me cercam; fortes touros de Basã me rodeiam. 13 Abrem a boca contra mim, como um leão que despedaça e ruge. 14 Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. 15 Minha força secou-se como um caco de barro, e a língua se apega ao céu da boca; deixaste-me no pó da morte. 16 Cães me rodeiam, um bando de homens maus me cerca; eles me perfuraram as mãos e os pés. 17 Posso contar todos os meus ossos, e entre si os homens me olham e me encaram. 18 Dividem as minhas roupas entre si e lançam sortes pelas minhas vestes. 19 Mas tu, Senhor, não fiques distante! Ó minha força, vem logo em meu auxílio! 20 Livra-me da espada, salva-me das garras dos cães. 21 Salva-me da boca dos leões e dos chifres dos bois selvagens! 22 Proclamarei o teu nome aos meus irmãos; na assembleia te louvarei. 23 Louvem-no, vocês que temem o Senhor! Glorifiquem-no, todos vocês, descendentes de Jacó, reverenciem-no, todos vocês, descendentes de Israel! 24 Pois ele não menosprezou nem repudiou o sofrimento do aflito; não escondeu dele o rosto, mas ouviu o seu grito de socorro. 25 De ti vem o tema do meu louvor na grande assembleia; diante dos que te temem cumprirei os meus votos. 26 Os pobres comerão até ficarem satisfeitos; aqueles que buscam o Senhor o louvarão! Seu coração viverá para sempre! 27 Todos os confins da terra se lembrarão e se voltarão para o Senhor, e todas as famílias das nações se prostrarão diante dele, 28 pois do Senhor é o reino; ele governa sobre as nações. 29 Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. 30 A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, 31 e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente.

Salmo 91 para acalentar o coração e proteção

O Salmo 91 é um dos mais conhecidos do Livro dos Salmos. Ele é uma fonte de conforto e proteção, pois transmite confiança na guarda divina e segurança em tempos de perigo. Ele enfatiza que Deus é um refúgio confiável e oferece proteção contra diversos males.

1 Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso 2 pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. 3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal. 4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a fidelidade dele será o seu escudo protetor. 5 Você não temerá o pavor da noite nem a flecha que voa de dia, 6 nem a peste que se move sorrateira nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia. 7 Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. 8 Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios. 9 Se você fizer do Altíssimo o seu refúgio, nenhum mal o atingirá, 10 desgraça alguma chegará à sua tenda. 11 Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos; 12 com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. 13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente. 14 “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. 15 Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. 16 Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação.”

Salmo 26 para acalmar e trazer tranquilidade

O Salmo 26 é um cântico que proporciona tranquilidade e paz à alma. Expressa a busca por retidão e sinceridade diante de Deus, afastando-se de más companhias.

1 Faze-me justiça, Senhor, pois tenho vivido com integridade; tenho confiado no Senhor, sem vacilar. 2 Examina-me, Senhor, e prova-me, revê os meus rins e o meu coração. 3 Pois o teu amor está diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade. 4 Não me associo com homens falsos, nem vou com os hipócritas. 5 Detesto a reunião dos malfeitores e não me assento com os ímpios. 6 Lavo as mãos na inocência, e, ó Senhor, ando em volta do teu altar, 7 cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas. 8 Eu amo, Senhor, o lugar da tua habitação, o tabernáculo onde tua glória habita. 9 Não apanhes com os ímpios a minha alma, nem com os assassinos a minha vida. 10 Em suas mãos há maldade; subornos enchem suas mãos. 11 Mas eu vivo com integridade; livra-me e tem compaixão de mim. 12 Meu pé está firme na retidão; louvarei o Senhor na assembleia.

Salmo 119 para confortar o coração e restaurar as forças

O Salmo 119 oferece conforto profundo e renovação das forças espirituais. Celebrando a Palavra de Deus, ele proporciona consolo e renovação ao coração.

1 Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! 2 Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! 3 Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. 4 Tu ordenaste os teus preceitos para que fossem diligentemente obedecidos. 5 Oxalá os meus caminhos sejam firmes na obediência aos teus decretos! 6 Então não ficarei decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos. 7 Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. 8 Obedecerei aos teus decretos; não me abandones totalmente!

Salmo 74 para confortar o coração

O Salmo 74 é uma prece que confortará o coração em meio à adversidade. Expressa a súplica a Deus diante das dificuldades e apela pela intervenção divina.

1 Por que, ó Deus, nos rejeitaste para sempre? Por que se acende a tua ira contra as ovelhas da tua pastagem? 2 Lembra-te do povo que adquiriste no passado, da tribo da tua herança, que redimiste, do monte Sião, onde habitaste. 3 Dirige os teus passos para estas ruínas irreparáveis, para todo o estrago que o inimigo causou no santuário. 4 Teus adversários bramam no teu santuário; erguem os seus estandartes como sinais de vitória. 5 Parecem homens que brandem machados numa espessa floresta. 6 Com machados e martelos demoliram todas as entalhaduras. 7 Puseram fogo ao teu santuário; profanaram a morada do teu nome, derrubando-a por terra. 8 Disseram no coração deles: “Vamos arrasá-los de uma vez!” Queimaram todos os lugares santos da terra. 9 Já não vemos os nossos estandartes; já não há profeta, nem alguém entre nós que saiba até quando isso durará. 10 Até quando, ó Deus, o adversário nos insultará? Será que o inimigo blasfemará o teu nome para sempre? 11 Por que retiras a tua mão, a tua mão direita? Retira-a da tua vestimenta e consome os teus inimigos! 12 Mas tu, ó Deus, és o meu rei desde a antiguidade; trazes salvação sobre a terra. 13 Tu dividiste o mar pela tua força; quebraste as cabeças das serpentes das águas. 14 Esmagaste as cabeças do Leviatã e o deste por comida aos habitantes do deserto. 15 Abriste fontes e ribeiros; secaste rios perenes. 16 O dia é teu, e tua também é a noite; estabeleceste a lua e o sol. 17 Fixaste todos os limites da terra; verão e inverno, tu os formaste. 18 Lembra-te, Senhor, de como o inimigo te insultou, de como um povo insensato blasfemou o teu nome. 19 Não entregues a vida da tua pomba aos animais selvagens; não te esqueças para sempre da vida dos teus oprimidos. 20 Olha para a aliança, porque as trevas enchem os lugares onde vivem os violentos. 21 Não permitas que o oprimido volte envergonhado; que o pobre e o necessitado louvem o teu nome. 22 Levanta-te, ó Deus, defende a tua causa; lembra-te das afrontas que o insensato te faz todo dia. 23 Não ignores o clamor dos teus adversários, o tumulto dos teus inimigos que se levanta constantemente.

Salmo 83 para o coração

O Salmo 83 é uma prece que busca proteção divina diante de ameaças e adversidades.

1 Ó Deus, não guardes silêncio; não te cales, nem fiques inativo, ó Deus. 2 Vê como se agitam os teus inimigos, como os teus adversários reagem. 3 Com astúcia tramam conspirações contra o teu povo; conspiram contra aqueles que tu proteges. 4 Eles dizem: “Venham, vamos destruí-los como nação, para que o nome de Israel não seja mais lembrado!” 5 Com um só propósito eles tramam juntos; firmam uma aliança contra ti: 6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos, 7 Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia e os habitantes de Tiro. 8 Até a Assíria aliou-se a eles e deu força aos descendentes de Ló. 9 Faze com eles o que fizeste com Midiã, com Sísera e com Jabim, no riacho de Quisom, 10 os quais foram destruídos em En-Dor e se tornaram esterco para a terra. 11 Trata os seus nobres como Orebe e Zeebe, e todos os seus príncipes como Zebá e Zalmuna, 12 que disseram: “Vamos tomar para nós as pastagens de Deus”. 13 Faze-os como folhas secas ao vento, ó meu Deus, como palha diante do redemoinho. 14 Como o fogo que queima a floresta, como a chama que incendeia as montanhas, 15 persegue-os com teu vendaval e aterroriza-os com a tua tempestade. 16 Enche-lhes o rosto de vergonha, para que busquem o teu nome, Senhor. 17 Sejam eles humilhados e aterrorizados para sempre; 18 pereçam em completa desonra, para que saibam que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Quantas vezes devo realizar a leitura dos salmos para acalmar o meu coração?

A frequência ideal para ler os Salmos para acalmar o coração varia de pessoa para pessoa.

Pode ser diariamente, conforme intuição ou necessidade emocional.

Assim como você também pode experimentar diferentes Salmos, meditar sobre eles e manter uma rotina.

Na Bíblia, você encontra respostas para todas as suas dúvidas, pois, para tudo, há um propósito e significado, até mesmo o significado da paralisia do sono.

Por isso, a orientação é encontrar um equilíbrio pessoal e procurar apoio espiritual se necessário.

Palavras finais

Os Salmos oferecem conforto, inspiração e conexão espiritual em momentos difíceis.

Meditar sobre suas palavras traz alívio ao coração, tranquiliza a mente e renova a fé. Cada salmo aborda aspectos humanos diversos, lembrando da presença constante de Deus.

Explorar os Salmos nos guia para uma jornada espiritual profunda, encontrando paz e força para desafios.

Esses Salmos devem ser guias em nossa busca por conforto, serenidade e conexão divina.

o maisMistika traz diversos assuntos sobre isso e sobre o Mundo Espiritual. Se você gosta desse tipo de conteúdo, fique de olho nos próximos posts!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *