A figura da fênix possui várias representações e está presente em muitas culturas, com uma característica em comum, um pássaro que consegue ressurgir das cinzas.
A princípio, na mitologia grega a fênix é um pássaro de fogo que quando morre se incendia e após a morte ele renasce das cinzas. Assim ele consegue viver eternamente, passando por muitas gerações.
Por esse motivo, essa ave sempre foi conhecida por seu poder e sua ligação ao ciclo da vida. Isso porque, após a morte acontecia a ressignificação após a mesma ressurgir das cinzas, de volta à vida muito mais bela e magnífica.
Por isso, com o passar dos anos sua história e diversas lendas surgiram sendo relacionada a ela como personagem principal. Dessa forma, este animal se tornou um arquétipo bastante usando nos dias atuais, por ser um verdadeiro símbolo de transformação para muitas pessoas.
No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a fênix também é fortemente ligada à espiritualidade, com muitas peculiaridades ligadas a ela.
Para você saber em detalhes sobre o pássaro fênix, seu significado em algumas religiões, as mensagens espirituais e os poderes atribuídos a ele, continue lendo! Você ficará no mínimo muito curioso e fascinado. Confira!
O que é a fênix?
A fênix é um personagem muito famoso e extremamente importante na mitologia grega, por ser um pássaro que tem como função principal o ato renovar-se. Como foi dito, segundo a história, ela entra em chamas, passado algum tempo, ela ressurge das próprias cinzas.
Por isso se tornou um símbolo que traz conceitos importantes, como a imortalidade e a renovação da vida de forma simultânea, que traz a representação da força que supera as adversidades.
Além disso, possuí outros poderes importantes, o de curar por meio de suas lágrimas e a capacidade de suportar grandes cargas, por causa da sua força física.
Presente em várias culturas, esse belo pássaro possui olhos azuis, penas coloridas nas cores vermelho e dourado, já seu canto é belo e triste ao mesmo tempo.
Como já foi dito, ele é extremamente forte, e não é por acaso, ele e capaz de carregar objetos e animais pesados durante o voo, e de acordo com as lendas, suas cinzas podem trazer os mortos de volta à vida.
Fênix e sua lenda
Detalhes relacionados a histórias por trás dessa ave maravilhosa variam, mas a ideia central e sempre a mesma: a fênix tem consciência da hora exata do fim da sua vida, por isso, antes que o fim chegue, ela constrói um ninho com galhos e folhas aromáticas.
Ao repousar sobre o ninho, ela gera calor que causa o fogo, então o pássaro é consumido até restar apenas suas cinzas. As lendas dizem que depois de três dias, a fênix volta a viver, ressurgindo da própria cinza, mais jovem e poderosa.
Outras versões dizem que a ave, não ressurge das cinzas, e sim ela põe seus ovos no ninho, chocando-os por três dias. Após esse período a fênix entra em combustão e suas crias surgem do meio das cinzas.
Conforme outras lendas, a nova fênix que surge embala as cinzas da anterior e as leva até a cidade de Heliópolis, no Egito, onde fica localizado o templo de Rá, o deus do Sol.
Ao chegar no templo, as cinzas são colocadas no Altar. Para os egípcios, a ave é vista como símbolo da revolução solar e uma reencarnação do deus Rá, principalmente onde ocorre esse fato, a cidade do sol (Heliópolis).
Mas todos concordam que a Fênix é uma bela ave que tem uma força extraordinária e pode viver quinhentos anos. Também acreditam no poder das lágrimas que podem curar qualquer doença. Além disso, possui um lindo canto e ao final da vida entoa uma melodia triste.
4 Características da fênix
A fênix se tornou um objeto único graças as suas características incomuns, e marcantes simultaneamente. Por isso não existe nenhuma outra figura que se equipara a ela, principalmente por causa da sua história bastante difundida pelo mundo inteiro.
Como vimos ela possui um significado muito ligado à espiritualidade, de maneira que essa ave traz consigo enumeras mensagens e sinais importantes.
Para você entender um pouco mais sobre o seu significado e a causa da sua vibração energética, observe alguns aspectos importantes, ligados a ela:
- Sua Energia vital;
- Manutenção da essência;
- Evolução espiritual;
- Transmutação.
Mas, essas não são as únicas questões que esta diretamente ligada. Sendo assim, veja 4 características presentes nessa incrível figura!
1) Renovação de ciclos
O ato de renovar é um processo que está diretamente relacionado a vida da Fênix, pelo fato que ocorre apos a sua morte. A lenda diz que ela revive, se tornando bem mais forte e com um destaque maior.
Por esse motivo é muito comum as pessoas se compararem ou até mesmo usarem a ave como um arquétipo, se vinculando a essa característica, para tirar proveito disso.
Sendo assim, uma das mensagens espirituais que essa ave mitológica traz, é que podemos sempre nos erguer após os problemas e desafios que enfrentamos diariamente.
Além disso, ela é um lembrete, para não nos prendermos aos ciclos presentes em nossas vidas, deixando o não nos serve mais para trás, para dar espaço para coisas boas chegarem em nossa vida.
2) Necessidade de se reinventar
Todos nós passando por fases de estagnação em nossas vidas, e isso pode impactar todas as áreas, causando grandes incômodos, traumas e muita tristeza, fazendo com que tenhamos a necessidade de ter uma grande renovação.
Na verdade, chega um momento que se reinventar e a única saída para sair dessa estagnação, dessa fase parada e turva na vida, e essa características descreve muito bem a jornada de vida de uma fênix.
Por isso, se você sonhou com uma fênix ou deseja fazer uma mudança radical em sua vida, ela pode ser uma mensagem do mundo espiritual para que você ir em busca do que você realmente deseja, fechando ciclos que não te levam a lugar nenhum.
3) Força
Como já dissemos ao longo do texto, uma das características que várias culturas reconhecem que está ligada a fênix, é a sua a força, por isso, esse é um dos principais aspectos relacionados à figura da ave.
Inclusive, vale lembrar que esse elemento está presente não apenas nas suas questões físicas, mas também de forma mental e espiritual.
Dessa forma, a imagem da fênix pode ser considerada no plano espiritual uma fortaleza que existe dentro de cada um de nós. Mas, para ter acesso a isso, você precisa acessar o seu interior e fazer a conexão com a sua verdadeira essência.
4) Transformação
Outra característica marcante ligada a fênix é a sua capacidade de transformação. Assim como a ave, nossa vida é um constante processo de transformação.
De certa forma a mudança sempre fará parte de nós, mas o que agente precisa aprender é ser como a fênix, se transformar sem apego a nada e nem ninguém, isso é libertador.
Por esse motivo, ela é considerada um verdadeiro sinal de que, coisas novas e boas estão por vir, afastando o oposto. Tenha uma fênix em sua vida e coisas maravilhosas entrarão em sintonia com você.
Significado espiritual da fênix nas culturas
Possui significados espirituais bastante positivos, a maioria deles ligados ao seu processo de morte e renascimento. A fênix já é conhecida como um símbolo invencível e imortal, que derrota a morte e a decadência simultaneamente.
Além disso, a fênix é vista também como símbolo de longevidade e força, graças a lenda que o pássaro pode viver por séculos com qualidade. Por esse motivo, seu principal significado espiritual é o renascimento, por ela ressurgir das cinzas para uma nova vida, com mais força e energia, sem perder sua essência.
E esse renascimento associado a ave não é apenas do corpo, mas também do seu espírito, trazendo esperança situações difíceis, mostrando que a morte é apenas o começo de uma nova fase, ainda melhor. Assim a lenda se espalhou por muitas culturas, por isso vamos enumerar algumas delas:
No antigo Egito
Ela surgiu no Egito antigo, muitos anos antes de Cristo, e veio com a representando a imortalidade. Segundo a lenda, quando a fênix sentia que ia morrer, ela montava seu ninho com incenso e outras ervas aromáticas, para ser incendiar pelos raios do Sol, após as chamas, ela que por um passe de mágica, ressurgia das cinzas, nascendo uma nova ave.
O Mito da Fênix começou no antigo Egito, sendo repassado aos gregos e outras civilizações. Para os egípcios ela é conhecida como Bennus, mas para ambas ela é associada ao culto do Deus-Sol.
Mas, nem os pesquisadores chegaram a um consenso sobre a duração da sua vida, alguns apontam quinhentos anos, já outros afirmam aproximadamente 97 mil anos.
No Cristianismo
Para o cristianismo durante a Idade Média, o significado espiritual da ave simboliza a ressurreição e a vitória sobre a morte que também estão associados a Cristo.
Essa comparação é ainda mais significativa por causa da ressurreição de cristo ter acontecido no mesmo período que a fênix em um processo de três dias.
A lenda conta que a fênix ressurge das cinzas após esse mesmo período, assim como Jesus, para uma nova vida, muito mais poderoso.
Até hoje a figura dela é bastante conhecida e falada em muitos sermões, como uma comparação. Para que as pessoas internalizem essa característica em seu eu interior e seja mais resiliente diante das adversidades.
Na Umbanda
Na Umbanda a fênix é muito importante, sendo reconhecida como um símbolo da transformação, da vida após a morte, que traz conhecimento e sabedoria a cada renascimento.
Comparada a Xangô é o Orixá do fogo, por causa da sua transformação diretamente ligada a fogo. Que queima os erros, problemas, dúvidas e tudo que a maioria das pessoas quer deixar para trás com ajuda dos deuses.
Além disso, a fênix também é semelhante e renasce das cinzas da tolerância e da justiça e do amor fraterno, assim como Xangô e o Orixá.
No Xamanismo
No Xamanismo a fênix é como um amuleto, e, além disso, é uma ótima inspiração para quem deseja fazer uma tatuagem.
Dessa forma, o seu dom e sua força mística são repassados para a pele através da tatuagem. Tornando um símbolo de superação e renovação.
Geralmente, está ligada a pessoas que passam por grandes dificuldades, mas mesmo assim conseguem recuperar-se e “ressurgir das cinzas”, elas encontram na fênix a representação perfeita da vitória.
Qual o significado quando as pessoas tatuam uma fênix?
O significado da tatuagem de fênix está associado à superação e renovação das energias. Além da tatuagem ser ricas em cores, unindo beleza e significado a pele. Caso você esteja planejando fazer uma tatoo, faça tranquilamente.
Além da tatuagem ser uma bela imagem, é inegável a simbologia da Fênix, sua ligação com espiritual. Sua força e o renascimento após um grande desafio. Isso com certeza traz a você aspectos importantes para sua vida, como a superação, muita fé e esperança.
Também te ajudará a ter forças para correr atrás dos seus maiores sonhos, mesmo com toda a dificuldade que você possa enfrentar.
Palavras finais
Realmente, a Fênix é sem sombra de dúvidas um animal cuja simbologia é extremamente positiva e forte. Inclusive, uma vibração energética muito poderosa, sendo usado como arquétipo, para atrair uma série de coisas boas.
Por ser um animal extremamente imponente, está presente em nossas vidas desde os nossos ancestrais até os dias de hoje. Assim, seu significado continua impactando a vida de muitas gerações, por esse motivo sua imagem se tornou cada vez mais forte.
Vale lembrar que ela é como um guia espiritual, que fornece a força e a motivação necessária para fazer o que é precisa ser feito. Isso consequentemente gera muitas mudanças e transformações na vida de todos.
Gostou de conhecer mais sobre a fênix? Tenho a certeza que sim! Mas, se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário abaixo.
Leia também:
- Infestação de Formigas: Qual o Verdadeiro Significado espiritual?
- Borboleta amarela e o seu significado espiritual
- Visita de passarinho e o seu significado espiritual
Bacharel em administração, adoro escrever e ler sobre temas variados, principalmente assuntos exotéricos..