Não precisa ser um expert em Umbanda para ouvir comentários sobre a Pomba Gira, afinal, a falta de conhecimento no assunto faz as pessoas acreditarem que a entidade é um ser 100% maligno e perigoso, no entanto, não é bem assim que as coisas funcionam.
Uma vez que deseja aprender sobre o assunto, é justo e necessário que você fique por dentro de tudo.
Existe uma Pomba Gira mais perigosa que a outra? Sim! Mas elas só podem ser definidas dessa forma? Não.
Quando falamos de Pomba Gira estamos nos referindo a uma guardiã parceira de Exu. Ambos trabalham na linha da esquerda e realizam trabalhos para a Lei Maior. De modo geral, a moça estimula as pessoas, fazendo com que elas aflorem os seus sentidos. Existe diversos tipos de guardiã da noite. Neste artigo, você conhecerá cada uma delas. Confira!
Qual é a Pomba Gira mais perigosa?
De modo geral, é justo destacar que não existe uma Pomba Gira mais perigosa que outra. Isso porque todas as guardiãs trabalham para um só Pai Celestial.
É por isso que quando as pessoas procuram as entidades para fazer um pedido, é normal que eles levam mais tempo que outros.
Isso não significa que uma Pomba-Gira é mais perigosa só porque o pedido foi atendido, pois quando elas trabalham em prol d alguém, o tempo para que as coisas aconteçam é determinado pelo Pai Maior.
Dito isso, é possível que o seu pedido demore um mês para ser concretizado, enquanto outros, 1 ano.
Qual é a Pomba Gira mais poderosa de todas?
Todas as entidades da Umbanda, incluindo os mensageiros, os guardiões e orixás, possuem seu próprio poder, força e magia. Há uma legião de entidades na Umbanda e, dependendo do pedido que você fará a eles, há um guardião específico para atuar em sua demanda, não precisa ser somente a pomba-gira.
Inclusive, se a Pomba-Gira precisar da ajuda dos Exus para realizar seus trabalhos, ela o fará. Por isso, não tem como comparar os guardiões, decidindo se um é melhor que o outro ou se um é mais poderoso que o outro. Entender isso é o primeiro passo para compreender a religião.
Qual o nome da Pomba Gira mais forte?
O nome da Pomba-Gira mais conhecido é Maria Padilha, no entanto, isso não quer dizer que ela é a mais forte, e sim a mais conhecida. Essa fama se deve não só ao fato de trabalhar bem, mas por ser conhecida como amante de 7 homens.
Por essa razão, é frequentemente criticada pela sociedade.
Em contrapartida, se formos comparar a história das guardiãs enquanto elas estavam encarnadas, veremos que todas possuem histórias difíceis e histórias de superação, o que mostram que elas são extremamente fortes e incríveis.
Qual a Pomba Gira mais sedutora?
As pombas-giras já passam uma energia de sedução, romantismo e sensualidade. No entanto, em suas características, é certo que há uma que mexe mais com a sedução que outra.
É o caso, por exemplo, da Maria Mulambo e da Maria Padilha. Ambas guardiãs dão aula no quesito sedução. É por isso que são 100% encantadoras.
Quem é Pomba Gira na Umbanda?
A pomba-gira é uma entidade feminina que trabalha tanto na Umbanda quanto no Candomblé. Além de ser vista como uma mulher sensual, a pomba-gira é independente e dominadora. Diferente do que muitos podem pensar, ela também pode ser incorporada por um médium, independente de ser uma figura feminina.
Ela é considerada a orixá do Trono do Desejo e Estimulo devido à sua capacidade de estimular e aflorar os sentidos das pessoas. Algumas pessoas acreditam que Pomba-Gira é uma mensageira dos orixás. Depois de sofrer em sua vida terrestre, ela retorna para ajudar as pessoas. Quando incorporada, pode assumir diferentes personalidades.
Dama da noite e guardiã da linha de esquerda, pomba-gira é responsável por atender aos mais diversos pedidos, independente se são bons ou ruins, mesmo que seus trabalhos, em maioria, sejam feitiçarias, como amarrações, adoçamentos e simpatias.
É possível notar a presença da Pomba-Gira por meio de sua risada escandalosa e do jeito ousado e sensual. Algumas características marcantes da entidade está atrelada aos seus vícios. Mas para saber mais a respeito da guardiã, continue a leitura!
11 tipos de Pomba Gira e suas caraterísticas e funções
Agora que conhece um pouco mais sobre a pomba-gira, nada melhor do que conhecer quais são as 11 guardiãs e quais são suas principais características. Assim, você aprende a identificá-las se alguma aparecer para você. Afinal, para os médiuns, as entidades se revelam antes de vir em terra e essa revelação é feita por sonhos.
Continue a leitura e confira!
Pomba Gira Rosa Caveira
A pomba-gira rosa caveira trabalha com seus parceiros de calunga em busca de evolução, tanto dela quanto dos seres humanos. É bastante conselheira e protege demais seus cavalos, que quando são vítimas de injustiças e traições, mesmo que eles não peçam, ela trata de fazê-los pagar pelo erro.
Ela tem o temperamento de Exu Caveira, gosta de coisas caras e é muito bonita. De modo geral, abraça a causa dos injustiçados e perdidos. Não tolera teimosia e está sempre disposta a ajudar aqueles que precisam.
Seus gostos se baseiam em bebidas doces, cigarros e frangas. Ela veste saias e capas e suas cores preferidas são: preto, vermelho e roxa.
Pomba Gira 7 Encruzilhadas
Fazendo jus ao seu nome, as entregas de pomba gira 7 encruzilhadas são feitas nas encruzilhadas. Quando viva, a moça era morena, baixa e tinha olhos e cabelo pretos. O rosto não era tão comum, apesar das descrições, mas era bonita. Seu principal objetivo como dama é destrancar os amores.
Suas cores preferidas são: vermelho, preto, roxo e maravilha. Quanto aos símbolos, nota-se o tridente, o punhal e a navalha. Sua comida preferida é muçum com farofa, enquanto a bebida, whisky.
Uma das curiosidades de pomba gira 7 encruzilhadas é que ela amarrou o coração de um rei francês, casou-se com ele, tornou-se rainha e, alguns anos depois, ficou viúva.
Maria Padilha das Almas
Como foi dito ao longo do artigo, a Maria Padilha das Almas é uma das mais conhecidas e importantes entidades da Umbanda.
Conhecida como cigana do oriente, Maria é o charme em pessoa (ou espírito, como preferir). Ela passa confiança para todos que a procuram, é íntegra, verdadeira e sincera. Persistente, forte e corajosa, a dama também é suave e meiga.
Devido a um relacionamento com final infeliz, Cigana do Oriente busca ajudar as pessoas que a procuram para lidar com esse tipo de situação. É uma das pombas-giras que mais preza pela família.
Recebe suas oferendas no cruzeiro do cemitério ou nas encruzilhadas. Trabalha com Exus das Linhas das Almas, mas é uma grande aliada de Exu Tranca Rua das Almas.
A visão que se tem de Padilha é que ela é uma mulher sensual, que usa roupas curtas. Ela tem estatura média-alta, olhos negros, cabelos longos e lisos.
Suas oferendas são feitas com cigarro, champanhe, rosas vermelhas, perfumes, anéis, gargantilhas, batons, espelhos e farofas feitas com azeite de dendê.
Pomba Gira 7 Saias
Há um motivo por levar essa nome, pomba gira 7 saias é bastante ligada ao número sete e suas características também são voltadas a ele: ela aparece com as 7 saias e seus colares dão 7 voltas em seu pescoço. Ela atua em questões ligadas ao amor, à sorte, ao dinheiro e à saúde.
Em se tratando de suas características, Pomba Gira 7 saias é descontraída e risonha. Ainda assim, na hora de trabalhar, torna-se uma pessoa responsável, séria e segura.
Não tolera brincadeiras, por isso, é extremamente sincera quando precisa lhe dizer a verdade. Por isso, se quiser perguntar algo a ela, esteja preparado para possíveis respostas.
Suas cores favoritas são: azul intenso, vermelho, lilás, roxo e verde. Bebe champanhe na taça e gosta de fumar cigarros finos e longos.
Pomba Gira Menina
A história de pomba gira menina é bastante interessante, pois conta-se que ela filha de uma mulher da vida. Foi abandonada por sua mãe aos 7 anos de idade e ficou vagando pelas ruas até que foi encontrada por uma cafetina. Diante do destino, a menina foi criada em bordéis e cabarés, no entanto, não era a vida que planejara.
Pomba gira menina ficava muito incomodada com tudo o que via e tentava mostrar às mulheres que continuar levando a vida daquele jeito não era algo tão legal.
Algumas mulheres escutavam seus conselhos e fugiam dali, voltando para a casa dos pais. Isso só aumentou a ira da cafetina, que ao saber que a ”filha” estava por trás dessas fugas, a castigava de modo cruel.
Muito embora sofresse com os castigos, a menina não se arrependia, pois acreditava que estava fazendo o que era certo, libertando e ajudando as mulheres. Aos 11 anos, a cafetina queria que ela começasse a vida na prostituição e quis fazer dela um troféu.
A cafetina usou a virgindade de pomba gira menina em troca de dinheiro. Dizia que ela seria entregue ao homem que mais pagasse por sua virgindade.
Mesmo a menina implorando por piedade, a cafetina não quis aceitar, pois ela pagaria por todas as mulheres que havia libertado.
Dessa forma, pomba gira menina orou a Deus e, no meio da oração, escuta uma voz delicada dizendo que era a hora de ela sair dali e libertar as outras meninas de sua idade.
A mesma voz disse que a pequena tinha duas escolhas: aceitar as vontades da cafetina ou fugir dali e ser um instrumento de auxílio para as crianças e jovens que viviam desespero como ela.
Pomba Gira Menina foge, mas precisa retornar ao cabaré quando suas amigas são capturadas novamente pela cafetina.
Depois de acordar com a moça de que ela só voltaria se as crianças fossem libertadas, ela é dada ao cara que pagou por sua virgindade. No momento em que ela está no quarto com o homem, ela tem uma visão de que as meninas estão sendo mortas, ou seja, a cafetina não cumprira com o combinado.
Diante disso, ela pega o punhal que estava com o homem e acerta-o em seu peito. O homem gritando desperta a curiosidade da cafetina que, ao entrar no quarto e ver a cena, pega o punhal e acerta-o no peito da criança, que agradece pela libertação eterna.
Foi assim que a menina se tornou uma entidade de luz conhecida como Pomba Gira Menina, disposta a ajudar aqueles que mais precisam e estão em desespero.
Seus parceiros de trabalhos são os famosos Exus Mirins. Delicada e justa, pomba gira menina gosta das cores preto e vermelho. Ela usa saias e vestidos. Normalmente, não está maquiada, mas não dispensa o uso de joias, principalmente anéis.
Pomba Gira Rainha do Inferno
A pomba gira rainha do inferno é facilmente descoberta pelas pessoas, pois é a única entidade que tem a pele vermelha e uma postura extremamente erotizada. Como já é de se imaginar, a personalidade da pomba gira rainha do inferno não é uma das melhores: soberba, cheia de si e questionável. Suas atitudes não são bem vistas.
É a pomba gira mais velha e tudo o que se conhece sobre as guardiãs não se aplica a ela. Mesmo sendo considerada a líder da falange das rainhas, a Pomba Gira Rainha do Inferno é única.
Maria Mulambo das Almas
Famosa por cuidar dos casais que estão em crise, Maria Mulambo das Almas nasceu em uma família rica e, aos 15 anos, foi pedida em casamento por um príncipe. O sonho do marido era ter um herdeiro e, por não alcançar a graça, maltratava a mulher frequentemente.
Em um dos vilarejos onde praticava a caridade, Maria conheceu um moço viúvo que cuidava de seus filhos sozinhos e se apaixonou.
Devido ao casamento, ambos respeitavam a relação conflituosa de Maria. No entanto, quando o pai do príncipe faleceu, ele assumiu o trono. Sabendo que sua esposa era mais aclamada pelo povo, a ira pela mulher cresceu ainda mais e ele passou a agredi-la.
Diante de tanto sofrimento, o homem viúvo propôs à Maria que eles fugissem e assim o fizeram. Algum tempo depois, Maria engravidou de seu amado, o que enfureceu o seu ex-marido, que mandou buscá-la, trancou-a na masmorra e torturou a mulher.
Depois de castigada, Maria Mulambo foi jogada no depósito de entulhos do reino. Depois de falecida, no mesmo local onde havia sido jogada, nasceram flores em dupla, representando Maria e sua filha, que, infelizmente, nem chegou a nascer.
Seu trabalho não é fazer amarrações, e sim cuidar de seus protegidos em seus relacionamentos. Um dos papéis da moça é ajudar a desfazer feitiços. A bebida preferida da guardiã é cachaça e ela gosta das cores preto, vermelho e roxo.
Pomba Gira Cigana da Estrada
Pomba Gira Cigana da Estrada é a guardiã dos amores verdadeiros. Sua função é dar brilho e fortalecer os casais que a procuram.
Ela costuma fazer seus trabalhos com vontade e alegria, mas como todos, gosta de receber mimos e ser paparicada. Seus presentes preferidos são anéis, perfumes, pulseiras e lenços. Suas oferendas são recebidas na segunda-feira, nas campinas.
Ela é sensual e muito bonita, não à toa chama atenção de todos. É possível identificar a entidade por meio de seus colares expansivos, dos vestidos vermelhos, de suas pulseiras nos dois braços e das argolas na orelhas.
Para pessoas que estão sofrendo por amor, a Cigana é a melhor entidade para ajudá-los, já que ela encontra uma forma de transformar o sentimento de tristeza em alegria.
Pomba Gira Rainha do Cemitério
Fazendo jus ao seu nome, a pomba gira rainha do cemitério pode ser encontrada nas calçadas de um cemitério durante as noites de lua cheia. Suas oferendas são colocadas nos portões ou no cruzeiro do cemitério. Ela pode ser identificada como uma mulher que veste roupas vermelhas e douradas. Normalmente, ela está sentada em um trono adornado com caveiras.
Pomba Gira Rainha das Almas
Pomba gira rainha das almas trabalha com desmanche de feitiço. Com a permissão de Obaluaê, trabalha em cemitérios. É misteriosa e ao mesmo tempo séria e nobre. Quando incorporada, é uma das pombas giras que menos gosta de conversas paralelas.
Seu trabalho tem como objetivo cuidar das almas e levá-las para os seus devidos lugares/caminhos, principalmente aqueles que estão presos ao corpo físico.
Suas roupas, em contrapartida, são sempre nas cores preta e dourado. Ela gosta de usar chapéus, mas pode variar de entidade para entidade. Quando gosta de alguém, protege a pessoa com unhas e dentes. São empoderadas, responsáveis e elegantes. Devido a isso, ensina seus médiuns a seguir os mesmos caminhos.
Pomba Gira Rosa Negra
As pombas giras que trabalham com rosas são conectadas à sexualidade e à sensualidade. A diferença da pomba gira rosa negra é que a dama consegue diferenciar ações ruins ligadas a questões afetivas. Aqueles que fazem trabalho de amarração ou que cometem adultério são cobrados por ela.
Seus trabalhos podem ser feitos em lugares diferentes, como: bosques, campos, florestas e encruzilhadas. No geral, a pomba gira rosa negra é vista com vestidos pretos ou vestidos pretos com vermelho.
Quem é a rainha das Pombas Giras?
Por incrível que pareça, a rainha das Pombas Giras é a Maria Padilha. Há algumas líderes, mas devido à popularidade de Padilha, à sua fama de Rainha do Inferno e à sua habilidade inconfundível de lidar com os homens, Maria Padilha é considerada a rainha das pombas giras.
No entanto, é justo destacar que alguns fieis da religião considerem a Rainha das Sete Encruzilhadas.
Qual a Pomba Gira mais delicada?
A pomba gira mais delicada, por sua vez, é pomba gira Maria Mulambo. Além de delicada, a dama é amável, caridosa e muito feminina. Quem tem a guardiã em sua energia possui as mesmas características que a protetora, o que é incrivelmente incrível.
Qual é a pomba gira mais bonita?
Todas as pombas giras são bonitas, sensuais e elegantes. São entidades que gostam do luxo, por isso, não têm receio de usar a roupa ou a maquiagem mais cara para realçar ainda mais sua beleza.
Mesmo assim, é justo destacar que a Pomba Gira Maria Padilha é vista com a guardiã mais linda dentre todas. Afinal, a fama da dama só podia vir de outra coisa além da má fama, não é mesmo?
Qual Pomba Gira matou o marido com sete facadas?
Chorei, chorei …
o homem que eu amava, eu matei.
Matei com 7 facadas em cima do coração,
Sou Pombogira Menina e não aceito traição!
Mas eu Chorei …
Depois desse ponto, fica até mais fácil entender a história. Pomba Gira Menina do Cabaré é conhecida por matar seu marido a facadas depois de ter o encontrado com duas moças no quarto do cabaré.
Devo ter medo dessas entidades da Umbanda?
Você não deve ter medo das entidades, mas deve respeitá-las. Muitas pessoas acham que a Umbanda é uma religião ruim, que faz mal para os outros e que sacrifica os animais. Não é nada disso. A bandeira da Umbanda é branca e fala sobre amor, respeito, caridade e humildade.
Os mestres que estão na casa vêm em terra para atender a diversos pedidos, para ajudar os mais necessitados e auxiliar aqueles que precisam. Imagine que você está precisando de um trabalho, mas por algum motivo não o alcança. A linha da umbanda vem trabalhar para fazer com que você consiga um.
No caso das pomba giras, todas são mal vistas devido à ignorância das pessoas. Embora sejam famosas por seus rituais de simpatia, elas só fazem o que as pessoas pedem, e se as pessoas vão ao terreiro pedir coisas ruins, quem é ruim, a pessoa ou a entidade?
É justo e necessário destacar, também, que as pessoas que plantam o mal, colhem o mal. Cedo ou tarde, sentarão para um banquete de consequências.
Por fim, mas não menos importante, não tenha medo das pombas giras, mas não brinque com elas, porque se brincar ou se fizer mal a quem ela protege, é bastante provável que você colherá resultados ruins na sua vida.
Palavras finais
Agora que você conhece a história real sobre as pombas giras, é até mais confortável falar e pensar sobre elas, não é mesmo? Afinal, não tem porque temê-las.
As pombas giras são conhecidas por suas simpatias de amarrações e traições, mas as entidades não devem ser vistas com esses olhos de julgamento, pois são espíritos que estão em constante evolução e buscam ensinar a todos que os procuram.
Você já conhecia a história da pomba gira? E os 11 tipos? Esperamos que tenha gostado de saber um pouquinho mais sobre o assunto. Se gostou, compartilhe com alguém para que as pessoas fiquem a par de tudo que acontece no Mundo Espiritual. E conta para gente nos comentários qual Pomba Gira você tem em sua energia!
Bacharelanda em Letras (Inglês-Português) que escreve desde o dia em que aprendeu segurar a caneta.
Maravilhoso, esclareceu muito.
Muito esclarecedor, até me identifiquei com algumas. Obrigada